terça-feira, 22 de abril de 2008

Coitado do Carl Sagan

“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.” Carl Sagan
Nada mais verdadeiro, quando aplicado aos ateus que de forma clara têm demonstrado a sua não-vontade de acreditar naquilo que é por demais evidente - A realidade de Deus.
É por demais evidente que o ateísmo se compõe de gente com uma 'profunda necessidade de acreditar' que estão certos nos seus pressupostos. Essa necessidade torna-se evidente na atitude de cegueira auto-infligida perante as evidências. Alguém disse que o pior cego é o que não quer ver.
Na verdade a crença em dogmas como o de Carl Sagan, é uma contradição com aquilo a que se propõe. É este um dos erros que mais descredibiliza a postura teimosa, do ateísmo; mina sua própria proposta. Quem assim pensa evidencia não uma postura cientifica mas sim uma teimosia férrea, negando inclusive a sua própria lógica. É lamentável que alguém sucumba a esse auto aprisionamento.
Uma vez reitero o que se afirma num dos artigos deste blogg: é a verdade que liberta.

2 comentários:

Marcos Sabino disse...

fico feliz que tenhas voltado a escrever ;)

Dário Cardina Codinha disse...

"ateísmo se compõe de gente com uma 'profunda necessidade de acreditar' que estão certos nos seus pressupostos."
De facto, a ciência é bastante factual. É pena haver gente que não está inserida na ciência e que especula sobre o que ela é.