terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Conflitos...

Muito se tem dito e escrito acerca da impossibilidade de conciliar Fé e Ciência. As posições têm-se extremado e pelo meio da discussão muitos disparates têm sido ditos e muitos erros cometidos. Parece-me ser uma regra de ouro, para a discussão de qualquer assunto, evitar cair em dogmatismos. Assim, partindo da premissa de que Deus é real e interveniente na Sua criação, e que a ciência é uma 'ferramenta' do intelecto humano que nos permite entender os processos divinos, conclui-se que sempre que chegarmos a alguma contradição entre ciência e fé, o erro terá que estar forçosamente nos limites presentes do observador e não na realidade observada.
Naturalmente que tanto para o defensor da fé como para o defensor da ciência se requer uma atitude intelectualmente honesta, e não preconceituosa; o que de facto tem acontecido ao longo do debate, felizmente não de forma generalizada, é que uma ou outra tomada de posição tem sido baseada numa escolha ou preferência e não nos factos. Por isso se tem caído em extremos de parte a parte.
Mas então como eliminar o conflito?
De facto não é por saber explicar e compreender a forma e funcionamento de um determinado mecanismo/processo que se lhe anula a existência de um criador/idealizador. Por outro lado é verdade que a falta de entendimento acerca de um processo tem levado à sua divinização, muitas vezes precipitada.
Resta então para uns a extrapolação das suas conclusões cilindrando o óbvio com a força parcial e temporária de suas conclusões, enquanto para outros resta o exagero de suas convicções toldando-lhes o entendimento e levando-os ao suicidio intelectual negando as evidências cientificas.
Quanto a mim, e tomando uma posição, não me parece que alguma vez a Ciência (honesta e sem preconceitos), venha a negar um facto de Fé acerca de Deus (refiro-me ao Deus Bíblico, não ao das religiões), pelo contrário, encontro segurança nos progressos e avanços científicos que prestam um excelente serviço ao revelar-nos os 'mistérios' de Deus. Creio que um Deus Grande e Maravilhoso, que criou todas as coisas, inclusivamente o intelecto humano, não anda a esconder-se de Sua criação. Vejo no intelecto científico não uma forma de desvirtuar Deus, mas antes, e uma vez mais, um instrumento criado por Deus, para que O encontremos, seja no mistério da Vida, do Universo, ou da Humanidade.

3 comentários:

natenine disse...

Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos.

Galileu Galilei

Samuel disse...

Andas a ler umas coisas.... :)

Térsio Vieira disse...

Olá Pastor!

Espero que tudo esteja a correr-lhe bem.

Estou bastante feliz, por poder encontrar o seu blog. lol

DEUS rica e poderosamente lhe abençoe e lhe guarde na graça e paz de Jesus Cristo!

Abraçços!