sábado, 28 de abril de 2007

Verdade?! ou nem por isso!

Muitas vezes se tem dito acerca de algo que, o seu valor de verdade, depende do ponto de vista (perspectiva), ou depende da opinião de cada um, ou ainda que depende das circunstâncias (tempo, lugar, modo etc.).
Desta forma quando afirmamos algo, podemos inferir, legitimamente, que a nossa afirmação (seja ela qual for ou acerca do que quer que seja), será sujeita a um escrutínio para o qual não foi preparada. Não quero com isto dizer que devamos aceitar, ou desejar que aceitem, tudo o que dizemos opu ouvimos sem um mínimo de crítica (saudável, entenda-se). Mas de facto é nesta altura que as dificuldades surjem, pois invariavelmente temos que chegar ao ponto mais fundo da questão: Existem, ou não, verdades absolutas?
Para poupar os corações sim ... e não. Isto é, depende do ponto de vista, das circunstâncias ou da opinião de cada um.
Não, não quero ser cómico ou irónico, mas parece-me que este facto é incontornável, não por ser verdadeiro que a Verdade seja relativa, mas porque para aqueles para os quais a verdade depende de qualquer outro factor que não lhe seja inerentemente próprio, sempre olharão dogmáticamente para qualquer afirmação, que postule veracidade independente de outros factores. Sendo que o dogma aqui é exactamente o que se queria aniquilar. Posto isto, não se podem desfazer dogmas acerca da verdade sem dogmatizar.
Para aliviar o peso da argumentação, pode-se dizer que o que se afirma como verdadeiro, transversalmente à realidade (ex. as verdades da lógica, os axiomas da matemática, a Bíblia ), isto é, verdadeiro em todos os mundos possíveis, é agora posto em causa enquanto absoluto, recorrendo-se ao mesmo processo que se pretende aniquilar.
Conclusão: Porque uma coisa (neste caso o processo de estabelecimento de uma verdade) não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo, porque pelo mesmo processo de estabelecimento de um valor não se pode aniquilar esse mesmo processo (requer petição de princípio), concluo que, a verdade não pode ser decidida ou estabelecida em função de variantes funcionais e, ou, convenientes (a não ser ao nível factual), e que dessa forma não há como "opinar" ou "circunstanciar" uma verdade. Por isso quando se tenta algo contra a verdade acaba-se por solidificar ainda mais os seus alicerces - II Coríntios 13;8 (Bíblia)

2 comentários:

André Ramalho disse...

Oi mano!
É com um enorme prazer que faço o primeiro comentário no teu blog acabadinho de sair do forno ;)
Gostei muito deste post sobre a Verdade! É um tema tão simples e tão profundo... Foste extremamente ciêntifico e também acessível. Curti!
Parabéns pelo teu blog! Usa e abusa! Quero ver mais e mais posts a brotarem como cogumelos!

Dios te bendiga

natenine disse...

Fantástico. Ao mesmo tempo que alguém quiser relativizar acaba por ao mesmo tempo ter de dogmatizar.